Aly Lenzi, game designer e diretor de Heavy Metal Machines (HMM), jogo multiplayer online de batalha de carros free-to-play da desenvolvedora brasileira Hoplon, será um dos participantes da mesa redonda “Mercado indie brasileiro nos eSports: “Como produzir um jogo interessante para esse meio”.
Na ocasião, Aly Lenzi debateu com outros convidados sobre a produção de um game brasileiro com cenário competitivo, com a experiência de quem dirige a equipe de desenvolvimento do bem-sucedido Heavy Metal Machines, que já conta com mais de 720 mil donwloads em todo o mundo e atualmente é jogado em mais de 70 países.
“O BIG Festival é uma boa oportunidade para empresas brasileiras mostrarem seus jogos e trocarem informações tanto sobre os processos de desenvolvimento quanto sobre o mercado”, diz Aly. “Na mesa redonda sobre jogos brasileiros de eSports, vamos trazer toda expertise adquirida no desenvolvimento e divulgação de Heavy Metal Machines”, completa Aly, lembrando que HMM entrou para o cenário competitivo em 2017 quando foram realizados dois campeonatos organizados pela ESL, um torneio europeu com premiação total de € 10,5 mil e o campeonato sul-americano que distribuiu R$ 12,5 mil.
Heavy Metal Machines está disponível em beta aberto no Steam e pode ser baixado de graça em https://goo.gl/1cHS5N. Para acompanhar as novidades do game, acesse www.heavymetalmachines.com/.
Entrevistado:
Aly Lenzi é game designer e diretor do jogo Heavy Metal Machines (HMM), desenvolvido e publicado pela Hoplon, de Florianópolis. Há 10 anos na empresa, Aly trabalhou em diversos projetos, incluindo a criação de HMM. Formado em Design Gráfico pela Univille, de Joinville (SC), começou a carreira criando MODs para Command & Conquer Generals, e, posteriormente, entrou para o cenário competitivo balanceando o game para torneios. Também trabalhou em torneios nacionais de Super Smash Bros e Counter-Strilke, além da participação dos workshops anuais da GDC, em San Francisco-EUA.
E como sempre estive no evento e tive a chance de fazer algumas perguntas ao Aly:
Como está sendo trabalhar e produzir um jogo multiplayer competitivo de tanto sucesso?
Aly Lenzi: “Cada dia a gente fica mais ansioso, por quê, começa a ter um pouco mais de visibilidade e quanto mais visibilidade mais pressão em cima da gente para que tudo seja bom de verdade. Então, tem uma parte muito gratificante que é ver os jogadores jogando, comentando bem e a galera aplaudindo e tem a parte da ansiedade, de não deixar a peteca cair.”
E foram 720 mil downloads já?
Aly Lenzi: “Isso, na Steam. Foram 720 mil downloads.”
Por quê vocês escolheram FREE-TO-PLAY?
Aly Lenzi: “Olha, nosso objetivo no fundo era criar um jogo competitivo que se torna-se um esporte eletrônico e não acreditamos que o esporte possa ser esporte se ele for barrado por valor monetário. Você já vai ser barrado se não tiver um PC que rode, você já vai ser barrado se não tiver internet, você também será barrado dependendo da região que você more e não tenha o acesso a tudo isso. Tem tantas coisas que vão te barrar de conseguir aproveitar nosso jogo, que para ele ser um esporte de verdade ele não poderia ter um preço para ser jogado. Isso ia impedir que ele se torna-se o que gostaríamos que ele se torna-se no futuro, que é algo que as pessoas gostam e abraçam como um jogo delas, como hoje é o futebol, vólei e outros esportes.”
Me diz ai, qual foi a formula que vocês usaram para atingir esse sucesso todo?
Aly Lenzi: “Eu atribuo muito ao que a gente consegui de sucesso até agora é que o jogo possui uma mecânica própria, um gameplay sem referências, então atribuo muito do sucesso as pessoas que encontrar o nicho delas em um jogo que ainda não tinha sido feito. E hoje acredito que essa seja nossa maior vantagem, a gente não ser a copia de alguma coisa.”
E como está sendo a repercussão entre os jogadores brasileiros? Está tendo muita aceitação do público brasileiro?
Aly Lenzi: “A nossa comunidade brasileira ele é um pouco menor que a comunidade europeia, quando se trata de e-sports, mas os jogadores que estão com a gente desde o começo continuam com a gente e ela vem crescendo devagar mas em um ritmo muito bom. Vamos continuar investindo no Brasil com servidores aqui e por sermos uma empresa brasileira, então queremos que o público daqui venha junto com a gente para fazer tudo acontecer.”
E vocês estão pensando em soltar versões para Android e consoles como Playstation 4 e Xbox One?
Aly Lenzi: “Sim, queremos fazer portes para outras plataformas no futuro, mas como nossas energias hoje estão 100% em conseguir sair do Early Acess e terminar as características finais do jogo. Então agora só mas para frente para responder isso.”
Sobre a Hoplon Infotainment – A Hoplon é uma desenvolvedora e publicadora de games 100% nacional e referência em jogos free-to-play. Fundada em 2000, destaca-se na indústria nacional por sua equipe de profissionais altamente capacitados e engajados no fortalecimento do setor, pelas produções criativas e relação de respeito com seus jogadores. Veterana, uma das maiores e mais importantes empresas de jogos do Brasil, tem 80 colaboradores, está sediada em Florianópolis – SC e um de seus jogos – Heavy Metal Machines – já está disponível no Steam em beta aberto no Brasil, França, Espanha, Alemanha, Itália, Rússia, Turquia, entre outros, e deve ser lançado no segundo semestre de 2018. Veja mais em www.hoplon.com.
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