Beat’ Em Up desenvolvido pela CAPCOM, porém por um time não tão conhecido da empresa aonde apenas alguns membros como o ad-design Sensei (Haruki Suetsugu), sound-design Nobu (Nobuhiro Ohuchi) e o compositor Syun (Syun Nishigaki) e Oyaji (Isao Abe) já trabalharam em algum clássico da empresa. Baseado nos quadrinhos Xenozoic Tales da Kitchen Sink Press. Primeiro apareceu numa antologia de terror chamada Death Rattle de 1986 e depois em sua própria HQ em 1987 e somente quando a MARVEL relançou os quadrinhos em 1990 sob a marca Epic é que foi renomeado como Cadillac and Dinosaurs, totalmente colorida. Foi criada por Mark Shultz.

Começo emblemático.

Sobre o jogo, ele segue o estilo de Captain Commando, personagens mais cartunescos e menores, com uma qualidade gráfica até não tão bem feita como de Captain Commando, mas ainda sim boa. A parte sonora por outro lado é um show a parte, já que o jogo roda numa placa CPS Dash que utiliza Q Sound aonde tanto os efeitos sonoros quanto as músicas são turbinadas por esta tech. Infelizmente somente os efeitos sonoros são marcantes e as músicas são um tanto mornas, porém com qualidade. O jogo permite até três jogadores simultâneos dependendo do gabinete, capt.co. permite até quatro e como o jogo possui quatro personagens, deveria disponibilizar o mesmo.

Arcade Pôster.

Sobre a jogabilidade, basicamente toda a mecânica utilizada em Captain Commando está aqui. Somente dois botões um para ataque outro para pulo, os agarrões, golpes especiais, armas brancas e de fogo. Apenas os ataques fracos aéreos não estão aqui. De novidades na jogabilidade temos uma voadora rápida feita ao pular, colocar o direcional para a frente e apertar soco, golpe exclusivo sem perda de life com toque para baixo mais cima mais golpe (Hannah executa uma cotovelada por ex) e com três jogadores é possível fazer um ataque combinado. O jogo é mais rápido que Captain Commando e por isto os ataques com dois toques para trás ou frente com soco permitem que os personagens corram e dão uma voadora que percorre mais da metade da tela e com mais de um acerto, causando um bom dano.

Vista interna da placa do jogo.

O jogo possui oito estágios, desafio bom porém não impossível já que sua física de golpes não é quebrada. Exclusivo para Arcades sem porte ou conversão caseira. Muitos dizendo devido aos direitos que envolvem a marca CADILLACS e toda a bagunça que se tornou os quadrinhos e mudança de editora.

Curiosidades:

  • Mesmo com a Marvel, apenas seis edições foram relançadas e sendo cancelada em 1991. Apenas em 1994 a Toppo Comics continuou a história com consultas e permissões de Mark Shultz gerando nove edições com três arcos. O quarto arco estava sendo planejado mas nunca saiu. Em 2003 a Dark Horse relançou as edições e, em 2013 a Flesk Publication lançou tudo em uma única edição especial e a IDW Publishing no mesmo ano lançou uma edição especial chamada Artist Edition.
  • A história das HQS quanto do jogo é a mesma : O mundo é devastado pela poluição e desastres naturais, para sobreviver a humanidade constrói cidades embaixo da terra e por lá vivem quinhentos anos. Quando retornam á superfície, descobrem que a terra é novamente habitada por dinossauros, iniciando assim uma nova era Xenozóica a qual tecnologia se torna escassa, e quem a domina possui grande influência e respeito aos demais. Os personagens Jack Tenrec, Hannah Dundee e Mustapha Cairo assim como os poachers vem da HQ. Já o personagem Mass O’ Bradovich somente no jogo e o último chefe Dr. Fesselden é baseado na versão do desenho animado.
  • Apesar de não ter ganha uma conversão ou porte caseiro, teve um jogo para Sega CD e PC chamado Cadillac and Dinosaurs Second Cataclysm desenvolvido pela Rocket Science Games em 1994. O jogo porém é um Rail Shooter com animação Full Motion Video.
  • Em 1993, a série ganhou uma versão em desenho animado com o mesmo nome. Produzido pela De Souza Productions, Galaxy Films and Nelvana, teve treze episódios produzidos. Baseado nas HQS, lidou com temas sobre ecologia, política e claro dinossauros e amizades. Fez um relativo sucesso, além de lançar uma linha de action figures. Também teve uma versão em RPG em 1990 pela Game Designers Workshop.
  • Sobre o time de desenhistas e compositores, Sensei vem da mesma equipe que Akiman a qual também trabalhou em Street Fighter 2 World Warrior. Seus trabalhos incluem The Punisher, Rockman X4, X5, X6 e Zaki & Wiki. Nobu trabalhou também em The Punisher, Saturday Night Slam Masters, Muscle Bomber Duo, Super Street Fighter 2 The New Challengers e SST2T HD Remix. Syun também trabalhou em Super Street Fighter 2 a qual ele compôs a trilha sonora de Fei Long, Cammy e Akuma, em Eco Fighters, Street Fighter Alpha 2 e Dino Crisis. Oyaji compôs a trilha sonora de Sagat em Street Fighter 2 WW assim como os jingles de VS e Here Comes a New Challenger, The Punisher, Knights of the Round, SST2 NC (compôs a trilha de Thunder Hawk e Dee Jay), Street Fighter 2 Champion Edition (Pc Engine), a série Street Alpha, Auto Modelista, Viewtiful Joe 2 e muitos outros.

Algumas imagens curiosas sobre o jogo:

Versão RPG.
Versão de PC.
Versão desenho animado.
HQ versão americana.
Versão Action Figure
Placa CPS DASH.
Flyers.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here