Dezembro de 2024 eu estava de férias, curtindo uma praia com meu filho porém, sempre atento aos jogos, peguei muitos jogos pra mim e pro meu filho, já que ele estava em casa. Peguei o Forza 4 que iria sair da STEAM e obviamente procurei algo pra mim também e vi na Battle.net algo que me surpreendeu… DIABLO! Sim, o clássico dos dungeon crawler estava ali e no preçinho 26 reais, comprei-o-o. E nem vi nada, não li descrição de nada, também pudera, já jogo esse jogo desde que coloquei a mão no CD da revista Computer & Games com a versão DEMO do jogo, joguei por meses, anos, talvez décadas. Conhecendo de trás pra frente, já fui seco instalando e pronto para jogar já começou as decepções. Sem expressar o meu desejo, acreditei que estando o jogo na própria Battle.net já imaginei que ele rodaria ancorado a ela, com resolução melhor e coisa do tipo, mas eu estava muito enganado. O jogo rodou idêntico ao original, bem que ele era original, mas o caso e que nada foi agregado, apenas o jogo e ponto. Com a resolução de 640X480 forçando o computador a rodar uma resolução, que ao sair do jogo, bagunça toda a área de trabalho. Mas o que podíamos esperar da Blizzard? Eu não sei pq me ainda reclamo, vários problemas com Diablo II Ressurected que me fizeram abandonar o jogo, mais ai é outra coisa.

Battle.net sempre trazendo decepções

Bem, fiquei bem chateado mas joguei, fui no multiplayer, tudo igual a 1998. Mas essa sensação durou pouco, o jogo é um clássico então e jogável até hoje, mas a frustração era evidente, nada tinha sido melhorado nem uma opção para jogar em janela, e foi quando um grande amigo, também admirador da serie Diablo estava fazendo sua LIVE e eu despejei tudo que tinha acontecido e ele já me disse para não esquentar com isso, que existia um MOD que resolvia tudo isso. E resolvia mesmo, pois ele mostrou em outra ocasião as mudanças e isso ao vivo na sua streaming, o jogo rodava em janela, com opção de ultrawide, zoom e já possível colocar a expansão Hellfire para rodar junto. Ai eu comecei me interessar muito e já fui visitar o site da modificação, com nome de DEVILUTION X. E agora é hora usar minhas habilidades na língua inglesa, acessei o site e já entendi que a coisa era simples, baixar os arquivos, deixar em uma pasta separada e pegar 5 arquivos MPQ do Diablo original e do Hellfire e colocar na mesma pasta e pronto. Nada mais precisa ser feito e só abrir o executável do devilution x e sair jogando, mas tem muito mais coisas para mexer e configurar, o aplicativo é tão completo que me surpreendi que foi feito por fãs e está sendo distribuído gratuitamente.

Imagem em 640X480 do jogo original

Claro, os fãs não fazem isso por grana, fazem por amor ao jogo. Algo que hoje as empresas parecem ignorar essas possibilidades ou trabalhar junto com esses fãs para esse tipo de melhoria figurar esses abandonware. E vou colocar uma parte do que se encontra no site, começando com o que é o Devilution X:

“DevilutionX é um porte de Diablo e Hellfire que se esforça para simplificar a execução do jogo, fornecendo melhorias no mecanismo, correções de bugs e alguns recursos opcionais de qualidade de vida.”

Simples e direto, literalmente estão falando para irmos jogar o clássico sem as dificuldades que menciono no inicio desse texto, tudo para melhorar a experiência de jogo. E essa modificação melhora muito mais do que imaginava, com um menu similar ao do original, só que com muito, mais muito mais opções.

Como sempre os fãs dos jogos fazendo o que as empresas deveriam ter feito

Logo ao entrar nas configurações já temos a opção de idioma e no bom e velho português está lá, então já mudei rapidamente. A próxima opção e a de inicialização, aonde é possível escolher o modo de jogo, Diablo ou Hellfire, restringir a versão shareware, manter as introduções e tela de abertura. Próxima opção é a de gráficos aonde já podemos escolher a resolução e que vai até 1080p, depois temos a chance de ativar o modo janela que era algo que sempre busco em jogos, tem ajuste de tela e upscale, que ajuda bastante a dar uma melhoria gráfica, assim como qualidade de escala e zoom, que recomendo que todos ativem, senão terão uma mapa gigantesco e seu boneco pequenininho lá no meio de tudo. Na parte de áudio temos vários opções mais não mexi em nada, Diablo tem uma das trilhas mais emblemáticas e que trazem toda a atmosfera que o jogo apresenta. Na função gameplay e coisa melhorar muito, pois quem jogou esse jogo sabe que o friendly fire ou fogo amigo, tornava tudo mais difícil e ai de cara temos desativar isso, caramba, sensacional! E depois tem como randomizar missões, ativar algumas em especial, bom para conseguir alguns itens raros e fora isso, ativar personagens que são secretos como o Bardo e o Bárbaro, exibir a imagem das armas e itens nas lojas e muito mais.

Nessa imagem já se vê muitas mudanças

Algumas dessas opções podem ser consideradas cheats, pois temos como ativar a Adria recuperando a mana ao falar com ela, desativar altares destrutivos e pegar dinheiro, potes e itens automaticamente. Mas olha, só de ter tudo isso eu ativei para ver como ficava, sempre quis fazer certas coisas que o jogo não disponibilizava, tanto que eles colocaram a Gilian da estalagem como um baú e são 99 baús, nada de deixar um monte de itens e dinheiro no chão. Mas nem tudo são flores, o famoso dupe de item acabou, sim, não é possível duplicar os itens fazendo aquela tática de trocar com um item de cura que está no cinto. Mas acho que com todas essas mudanças isso é o menor dos problemas, eu já estou jogando desde dezembro de 2024, já terminei o Diablo com os três personagens principais e já deixei os secretos pronto para a disputa e no momento estou finalizando o Hellfire na dificuldade inferno com o monge numa build estilo gladiador, usando magia e força bruta pra vencer, a última disponível. E mais um detalhe, o modo multiplayer e totalmente funcional, com o servidor zerotier já disponível para usar, basta criar uma sala com senha para jogar com amigos ou deixar sem para receber jogadores aleatórios, então vai rolar muito coop e o famoso PVP, então comecem a acumular orelhas para mostrar aos parceiros.

Foto do meu jogo, na porta do Didi e já ouvi ele falando ao contrário

Então vou deixar o link para quem quiser baixar:

GitHub – diasurgical/DevilutionX: compilação do Diablo para sistemas operacionais modernos

Então aproveitem para relembrar do clássico e você que nunca jogou, pode agora ter uma experiência mais que completa, com opções que nunca imaginaria possíveis e agora todas a disposição de qualquer um que queira. Ah, e pra ajudar aqueles com mais dificuldade, vou deixar o link do meu google drive com o link do Devilution X pronto pra jogar e só baixar, descompactar e pronto:

https://drive.google.com/file/d/100djnvjaCGb5IDZ90HtqVCfZ4jjxYj4g/view?usp=drive_link

8 COMMENTS

  1. Caramba, incrível como mais uma vez, a legião de fãs salvaram um jogo. Lento esse texto, danpra perceber o descaso da Blizzard, que poderia sim, antes de colocar na steam, colocar algumas melhorias, um patch ou algo do tipo. Esse preço de 26 reais, pelo jogo cru, ficou salgado… Bom, mas no final das contas, você foi salvo.. e no final valeu a pena.

    • Com certeza, deixei de pegar no GOG, pois nunca ficou abaixo dos 50 reais, por metade do preço achei que valeria a pena. E no final valeu, encontrei um MOD que faz as mudanças que esse jogo deveria ter recebido.

  2. Da blizzard sou fã do Warcraft 3, ficou abandonado a um tempo e quando lançou o reforget, só melhorou o gráfico e colocou pouca coisa nova, vou até instalar e vê se tem algo novo lá. Diablo tinha amigos que jogavam, já vi esse rodando no Pc deles, mas nunca joguei.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here