Recentemente fiz uma LIVE comemorando os 30 anos do lançamento do Master System no Brasil e um dos jogos que me saltaram algumas memórias, bem, esse é mais um jogo que conheci lá na Praia Grande no Fliperama Big Boy que ficava na avenida Robert Kennedy. E esse impressionou desde a primeira olhada. E lá estava um jogo com um helicóptero que invadia linhas inimigas, cheio de metralhadoras que tentavam alveja-lo freneticamente e tudo que você podia fazer era passar direto ou destruí-las antes de ser destruído. Mas em um certo momento surgia um tipo de construção que ao ser atingida explodia em chamas e de dentro saiam pequenos personagens.

A seta indica a entrada do antigo fliperama (Google Maps 2011)

Aqui começa as memórias e o review:

Mas falando das primeiras impressões, sua tela título já era bem chamativa, com a logomarca do jogo em letras garrafais – CHOPLIFTER – e por cima dela o nome de Dan Gorlin e o ano de 1982, na época não entendi a referência e, logo abaixo os dizeres: “reprogrammed by SEGA”. Havia também várias pessoas de costas e se abraçando, quando o helicóptero do jogo subia na tela, parava e ficava atirando enquanto holofotes moviam feixes de luz pelo ar e que destacava o logo da SEGA em azul. E anos depois muitos se surpreenderam com o nome do Yuzo Koshiro, a mas quase uma década antes já tínhamos esse tipo de detalhe que se consagrou depois.

Antes de Revenge of Shinobi

A referência a Dan Gorlin

Muitos anos depois, para ser preciso, uns 25 anos depois eu me dei conta de quem aquele que o nome era referenciado no jogo. Dan Gorlin desenvolveu o Choplifter inicialmente usando um Apple II emprestado a ele por seu avô. O jogo foi desenvolvido em seis meses. Depois que Gorlin começou a experimentar animar um helicóptero no Apple II, ele acrescentou cenários, tanques e aviões, com os reféns adicionados por último. O jogo foi lançado para o computador caseiro Commodore 64 em 1982, sendo um dos poucos jogos a seguir o caminho inverso no sistema de lançamento que existia. A maioria dos jogos era lançado primeiro para ARCADE para depois ser portado para as plataformas caseiras e esse somente em 1985 ganhou sua versão para a casa de jogos.

Aonde tudo começou e não no fliperama

Uma importância desconhecida por mim

Choplifter entrou para o Hall of Fame como sendo, o primeiro filme de animação interativo assistido por computador. Uma fusão de jogos arcade, simulação e estética visual cinematográfica e concluindo que, vendo a “esperança e emoção dos reféns, sua fé em você” tornava o jogo difícil de jogar. Se olharmos hoje, com os olhos daquela época era realmente impressionante imaginar, um jogo aonde a missão era resgatar prisioneiros, provavelmente prisioneiros de guerra, já que ainda naqueles dias, cicatrizes da guerra do Vietnam estavam começando a se fechar.

A ideia era mostrar os horrores da guerra

O Resgate

O jogo começa com um tipo de música introdutória, seu helicóptero está em uma base e o piloto que somos nós, o jogador, acena para a tela e entra na aeronave. Agora estamos prontos para voar e como mencionei, vários canhões já começam a disparar, assim como caças que voam na mesma altura do nosso helicóptero, atirando sem parar. Logo ao passarmos uma serie dessas defesas, encontramos vários “bonequinhos” já livres correndo pelo deserto, muitos deles, parecendo sem rumo e indo para direções opostas. A primeira coisa que vem à mente é pousar e, feito isso, todos eles correm em direção da nossa aeronave. Agora é possível prestar atenção na parte superior da tela, que mostra a maior pontuação, número de vides e a nossa pontuação atual. Seguindo do ROUND que estamos, do combustível que nos resta, alguns ponteiros que simulam o funcionamento do helicóptero e três palavras que vão fazer muita importância a partir de agora.

A barra do jogo mostrava tudo o que se precisava saber e ainda dando a ideia de estar num helicóptero

Load, Safe e Dead

Todo “bonequinho” que entra no helicóptero conta como um no LOAD, sendo que sempre vamos encontrar 8 desses, para resgatar em estruturas especificas. Voltando a base, assim que pousamos os prisioneiros, entram na mesma e adicionam 1 ponto no SAFE. E caso estejamos em voo e somos abatidos ou esmaguemos algum dos prisioneiros um ponto de DEAD será acrescentado. Mas claro se estivermos com o helicóptero cheio e destruírem a aeronave, podemos perder todos eles, mas apertando rapidamente os dois botões, eles saltam de paraquedas, podendo ser salvos novamente, se ainda restar vidas extras. Esse sistema, já diz muito pois se conseguirmos salvar mais do que 20 prisioneiros, passamos para a próxima fase, mas se morrerem 12 deles, você perde uma vida e o jogo recomeça.

E eles vão gritar para chamar sua atenção

Os Comandos

A jogabilidade do jogo é fluída e pilotar o helicóptero é algo bem responsivo, só possuindo dois botões, temos no primeiro botão a arma principal do helicóptero e o segundo botão controla a posição da aeronave. Dito isso, precisamos entender os movimentos possíveis.
E podemos posicionar o helicóptero em três posições, voltado para direita, centralizado com a tela e voltado para a esquerda, sim é possível voar nessas três posições, não se importando o lado e tem vantagens e desvantagens. Claro que nas posições laterais temos o tiro, sendo disparado da frente de nosso helicóptero e quando ele está de frente para nós o tiro atinge inimigos que vem da frente da tela. E é isso mesmo que falei.

E o jogo tinha seu flyer para ensinar “como jogar”

Toda vez que você pousa

Ao tocar o solo, temos um relógio invisível que começa a girar e falo isso pois depois de 3 segundos um tanque de guerra entra no cenário tentando destruir o helicóptero, por isso a posição central para nossa aeronave, aonde é possível se defender desse tipo de inimigo, mas todos os outros continua também lhe atacando, jipes, caças e torretas. Por isso, dar leves toques no controles, fazia o helicóptero dar pequenos pulos evitando que o tanque viesse, mas havia um empecilho, podia causar a morte de algum prisioneiro, prós e contras que nem todo jogo conseguia trazer naqueles dias.

Enquanto no solo, que realmente começa o desafio

Em Locais de Resgate

Choplifter possui 4 estágios distintos, o primeiro estágio se passa em um deserto, o segundo estágio se desenrola em meio a uma frota de navios, o terceiro estágio rola em uma montanha, mas você tem que adentra-la e o último estágio é uma cidade cheia de arranha-céus e toda futurista. Todo estágio possui 4 prisões de onde prisioneiros podem ser resgatados, basta voar sobre elas e destruí-las assim eles saíram clamando por sua ajuda. Nesse momento seja breve, pousando e resgatando o maior número de P.O.W. possíveis.

O Quarto estágio que só vi no fliperama

Algumas experiências

Pra mim uma das coisas mais chamativas além do gráfico era a trilha sonora e os efeitos sonoros, perder uma vida, fazia o jogo ficar em silêncio e só dava pra ouvir o fogo crepitando nos destroços, algo para realmente chocar e não só isso, o grito de dor quando um prisioneiro perdia a vida, algo feito para chocar, acredito eu hoje. As músicas combinavam muito bem com à ação proposta e tinha um efeito extremamente positivo em como jogávamos, dando toda uma ideia da mudança de localidade. Na época nunca passei do terceiro estágio, o jogo tem uma curva tensa de aprendizado, fazendo ela mudar rapidamente e mostrando que apenas os mais habilidosos podiam chegar mais longe. E claro, eu já falei sobre o jogo no meu canal então cliquem no link para saber mais sobre ele:

Então é isso, estou mudando nesse caso um pouco como faço os reviews, mas tudo depende da aceitação de vocês, então comentem e deixem seus comentários e opiniões sobre esse jogo clássico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here