E mais uma vez estou aqui para falar da maior feira de games da américa latina a BGS, a mas hoje será especial, pois estou indo para meu décimo evento, isso mesmo, dez anos de Brasil Game Show e quero falar desde o primeiro evento em São Paulo até o último que está por vir agora em 2023, então venham conferir minha jornada nesse evento que acabou alterando minha percepção sobre o mundos dos jogos e me dando chances únicas que talvez eu nunca teria. Então voltemos até 2012, o evento ia acontecer pela primeira vez em São Paulo e lá vou eu me informar e saber mais sobre o evento, com a data em mente, já comprei meu ingresso e já ciente que o evento já acontecia no Rio de Janeiro há algum tempo e estava aportando em São Paulo pela primeira vez, então eu não podia perder.

E posso dizer com propriedade, faltava eventos de games em São Paulo, a SALEX já não apresentava mais os fliperamas e maquinas de ARCADE, EGS só teve uma edição e teve um ou outro evento que morreu na praia, então fui com expectativas altas e uma coisa que não posso esquecer e a questão beneficente, levei um quilo de alimento não perecível para acessar o evento por meia entrada. E lá estamos um legítimo evento de games com estandes abarrotados de computadores, muita gente jogando e lembrando eu fui como civil, meu dias de imprensa e influencer ainda iriam começar. E tirei muitas fotos, encontrei vários amigos e a dupla Nei e Mano Beto da Game Sênior não podia faltar, tanto que colei com eles no evento que estava rolando, acredito que era uma eliminatória para a EVO ou algum outro torneio e claro se tinha brasileiro jogando e torcida já era pra ele.

Se não me engano em 2012 foi a comemoração de 25 anos do Street Fighter, então era mais que necessário algo por essas bandas, Street Fighter foi sucesso por aqui. E sem me esquecer od cosplayers, tinha muito e eu sem gostei de tirar uma fotos com o pessoal. Pra mim foi aquele evento que desejei um repeteco, só fui um dia, como mero mortal não tinha como ir nos 3 ou 4 dias do evento, mas as coisas iam mudar, mais não em 2013. Nesse evento ainda estava a paisana mas já trabalhando para começar a profissionalizar o negocio. Tanto que os camaradas já estavam na imprensa e eu não. Então a batalha agora seria como chegar nesse nível, pena que me estrepei ao entrar na famosa network TGS que depois virou PARAMAKER e fiquei anos sem ver um centavo da minha monetização, mas é aquilo, era o começo todo mundo mal informado e se lascando para tentar prevalecer nesse mundo de criação de conteúdo.

Mas novamente o evento surpreendeu, só fazendo a vontade de estar lá crescer. Ainda mais que encontrar os amigos do universo gamer pra mim sempre foi impagável e todo mundo vinha de várias partes do país. Acho que a BGS passou a ser não só o evento sobre games e sim sobre reunir todos os amantes do videogame em um só lugar e eu aproveitei bastante e comecei a ver uma galera que não foi ao evento já combinar de se encontrar no próximo então algo começou a surgir além do evento e fora o pessoal da imprensa, principalmente de games, criadores e produtores de jogos, começa a se moldar a BGS como nós conhecemos hoje. E consegui encontrar o criador do evento, Marcelo Tavares que circula pelo evento vendo se está tudo OK e consegui conversar com ele e até uma foto com ele. Pra mim tudo indicava que logo estaria ali também no meio dessa galera, pronto para cobrir o evento

E claro, isso aconteceu em 2014 ali eu já tinha minha credencial de imprensa, acesso vários setores exclusivamente e aqui portas se abriram pois a cobertura poderia ser feita de forma completa, indo nos 4 dias de evento e ai foi formada a equipe do Defenestrando Jogos, primeiro os dois responsáveis pelo meu canal começar, Walter Reis o “Kuroi” ou também Wolverine, o fotografo oficial do canal e grande amigo, de longa data e que me apresentou ao Tiago de Souza o “Saitou” cinegrafista nato e que ajudou demais com edição, aquele olhar mais aprofundando na arte de capturar imagens e som. Claro que tem a Gorila, a minha querida irmã Thais Affini, que no final ajuda a carregar as coisas e sempre fez participações no canal então esses foram fundamentais e estão comigo até antes de começar o lance de entrar como imprensa.

E como falei, foram 4 dias, começando no dia 9 de outubro de 2014, já podendo adentrar o evento antes da grande massa, tínhamos acesso a sala de imprensa, com água gelada e alguns quitutes, fora toda uma recepção e acesso à assessoria de imprensa do evento, já pegando informações de prima e sendo convidado a realizar entrevistas e participar de mini eventos dentro da BGS. Mas esse dia aproveitamos para conhecer o evento e já começar a gravar algumas coisas e preparar o terreno para o outro dia e quase como uma marcação para o que fazer ao longo dos outros dias. E aproveitamos demais o Fliperama que estava enorme os contras foram a coqueluche do dia, tirei fotos com alguns inscritos e trombamos com o museu do videogame que o Marcelo Tavers disponibilizava consoles de sua própria coleção nessa exibição dentro da feira.

Dia 10 Foi mais tranquilo, Saitou como trabalha como professor não pode estar conosco nesse dia, então aproveitei para encontrar a galera e mais inscritos tiraram fotos comigo e encontrei meu grande amigo Gustavo Bocardi o famigerado Boca e também apareceu meu filho de Youtube o Gusang do Assopra Fitas, nessa época ai era altas conversas via Skype e só risada a madrugada toda. Aproveitei para fazer meu sobrinho, Erick tirar uma foto com o ídolo dele na época o Rato Borrachudo e tive que ensinar o Boca a jogar Tekken 3 e Samurai Shodown 3 de Jubei, poxa Boca, não vai dizer que esqueceu o sarrafo que tomou hein. E o mais engraçado desse dia que um cara me questionou quanta grana eu tava ganhando com o youtube, me dizendo que eu tava rico, maluco não faz ideia que só comecei a receber algo com o canal muito tempo depois e não passava de 50 doletas.

Dia 11 começa as gravações, muita coisa pra fazer e tão pouco tempo, mas ainda trombei o Sidão com o Boca e é claro deu tempo pra umas partidas lá no fliperama, mas hoje encontrei o maior figura de todos os tempos no meio gamer, UCOLECIONADOR, Diego Ramires um dos caras mais legais que já trombei na vida, seu personagem é irritante e quero soca-lo, mas a pessoa por trás disso e um cara que só guardo respeito e carinho, tanto que é o único que permito me chamar de Tio Celso, isso por que ele ouviu meu sobrinho me chamando assim e começou com isso. Ainda juntei a Gorila e meu sobrinho no estande da DEVOLVER e fizemos a festa com as mascaras e apetrechos violentos de Hotline Miami. E voltamos pra casa no Golzinho que tínhamos na época, que saudade daquele carrinho, salvou vários rolês e me levou a vários outros.

Último dia já sabe né, estava abarrotado de gente, mas muita mesmo e o que sempre falo, Sábado e Domingo na BGS tem pontos que não dá pra transitar, então com esse limite encontrei muito mais gente, criadores como o Cris, o Kritical Mind e fiz até uma participação no canal dele. Aproveitei para tirar várias fotos com COSPLAYERS e gravar o que faltava, mas já estava literalmente tudo pronto. Trombei ainda muito mais gente CORE, Sr. Wilson, Fresh, Juan, Nogi, Fiaspo e muito mais dos criadores que hoje são um grande sucesso e já eram na época. Mas o ponto forte foi o fliperama, descobri algo que nunca tinha visto e até fiz um vídeo só com jogos desse fliperama. Foi o golpe combinado no Cadillacs and Dinosaurs, que nunca vi na época, deixando os personagens perto um do outro e esperando uns 2 ou 3 segundos eles fazem algo um golpe combinado, que até faz os personagens ficarem invencíveis. Mas o inesquecível dessa BGS foi uma barraquinha de comida, que vendia, salsicha no palito, temaki e yakisoba a preços módicos, saudades de sentar no chão depois de um “vai que sobra” na BGS.

Em 2015 o evento estava bem atípico, ficou um pouco diferente pois não mencionei antes, mas em 2014 rolou a expulsão do cellbit do evento, depois de quebrar um mesa dentro da sala de imprensa, então agora tinha separação para youtubers e imprensa, algo que também modificou a BGS até os dias de hoje e senti que o evento ficou mais vazio até, provavelmente campanha dessa galerinha que cresceu demais e se acha no direito de fazer o que quiser, mas quando se é imaturo a gente quer zuar e fazer o que quiser, eu fui assim, mas esse ano gravei até que pouco, lembro do problema dos lançamentos de jogos, que acontecia em uma data que prejudicava o evento, sem ter muitos lançamentos e jogos para mostrar, mas cumpri meu objetivo, mostra o evento para todos.

Final de semana encheu novamente, ou seja, foi só impressão o detalhe de ter menos gente, sempre tinha um estande ou outro lotado, acabou não tendo muitas fotos desse evento pois o Kuroi, não pode estar conosco todos os dias, mas ele fez foto o suficiente para escrever textos pro site. Sim, aqui tive que trazer o site que vocês estão usando para ler esse texto para poder continuar cobrindo o evento. E teve uma surpresa internacional, Diego “Brazuca Gamer” esteve conosco na Brasil Game Show, vindo direto dos States e trazendo muitos jogos e consoles para nosso deleite, além do bom papo que nunca tivemos pessoalmente. Fliperama novamente estava um show, mais de 80 maquinas, mas senti que demorava muito para alguém dar uma manutenção nas mesmas, coisas que no ano anterior dava pra ver os técnicos arrumando de pronto.

E ainda tive mais um encontro com o povo do Dark Souls, Ramone, Professor, Smzinho e outros como o Farofeiro do Estivador ou melhor dizendo Estiva Mito. A galera que conheci graças a uma invasão no meu canal e que me levou até esses que se tornaram bons amigos e rendeu milhares de horas de papo no TEAM SPEAK e de Soulslike. Consegui entrevistar o Marcelo Tavares, que me falou da criação do evento, que tinha começado como o Games Churrasco um evento sem a pretensão de ser grande e que se tornou o maior evento de games da América Latina. As coisas são assim mesmo, sempre teremos oportunidades, chances de fazer mais e quem souber aproveitar, vence. Mas ainda tenho que falar de mais eventos que aconteceram, mas pra não deixar muito extensa a leitura, vou contar sobre os outros evento na próxima matéria, então nos vemos em breve…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here