Como começar a falar desse clássico acho que o melhor é dizer que ao colocar aquele cartucho no Mega Drive, virar a chave seletora para ligar o mesmo e ai surgir aquele logo azul da SEGA e em seguida, aquela imagem da cidade a noite, se movendo lentamente ao som de uma das músicas mais marcantes que tinha ouvido até aquele momento e sim, ali começava STREETS OF RAGE com aquela história que na época pouca coisa foi assimilada, pelo fato de compreender muito pouco o inglês, mas que deixava claro que algo acontecia naquele cidade ao fundo. Claro que éramos apresentados aos três heróis e o que sempre me surpreendeu que Axel curtia videogames, mesmo sendo um personagem dentro de um videogame, ah e é claro, Blaze praticava Lambada, muito famosa aqui no Brasil e que exportamos para o mundo todo, chegando lá nas terras nipônicas.


https://www.youtube.com/watch?v=mpjEPXkwb2s


Mas antes de mais nada, isso não é apenas um REVIEW qualquer, aqui sempre mesclo informações com minha memórias e experiências então deixa eu situar vocês. Não lembro ao certo o mês mas já era 1991 e em uma nova visita a casa do meu amigo Walter lá do Sylvia Martins Pires, me deparei com ele jogando esse jogo, mas ele já estava no final e não dei muita bola naquele momento, pois meu interesse era de comprar o Mega Drive dele já que ele queria o SNES e me fez a proposta, mas lembro da mãe dele falar de uma forma que me senti ofendido só por perguntar perto dela, talvez por isso que nunca voltei lá, sempre levei essas coisas a sério demais. Bem, meu primo já tinha o Mega Drive e demorou para irmos até a locadora perto da casa dele e alugar umas fitas, claro que no meio veio uma, que era aqueles dois em um. E tinha Sonic e Streets of Rage no mesmo cartucho, claro que fomos babando no SONIC, mas foi uma grande surpresa ter aquele outro jogo ali e já descrevi ela ali no início. Ah e detalhe, meu primo nunca devolveu a fita, fez o pai dele comprar o jogo pra ele é lembro que foi assim até afita queimar.


Mas vamos lá, como bem falei tínhamos três personagens para escolher começando por Adam Hunter que que tinha como hobby o Bonsai, já me remetendo a Karate Kid além de ter como habilidade o Boxe, na sequência Axel Stone que mesmo sendo um personagem de videogames ele possui o hobby dos videogames – O que será que ele jogava naqueles dias? – E possui habilidades em artes marciais e por último e não menos importante Blaze Fielding que curte dançar Lambada, aquela dança que na mesma década conquistou o mundo inteiro com aquela música: “chorando se foi, quem um dia só me fez chorar…” – Será que ela dançava o hit do verão de 1989 – Além de ser uma eximia judoca. Todos eles são ex-policiais que abandonaram sua profissão, devido a corrupção e como um sindicato do crime controlava tudo por de trás das cortinas. Esses 3 jovens fizeram um pacto para destruir esse sindicato e levar todos os responsáveis para trás das grades e claro eles ainda contavam com a ajuda de um dos poucos policiais que não foram corrompidos, esse é o começo da história de Streets of Rage que naquela época era rapidamente esquecido devido a tudo que vou relatar na sequência.


Depois de ver a abertura e aparecer aquele “PRESS START BUTTON”, o convite a apertar o botão para começar, temos uma tela de seleção com 3 opções:


1 player – Aqui você jogava sozinho contra o sindicato;
2 players – Chame um amigo e no melhor estilo coop, mais cuidado para não bater no seu parceiro;
Option – Nada melhor que escolher as opções de jogo.
E por falar nelas deixa eu relatar o que temos ali também:
Sound Test – Ouça a incrível trilha sonora do jogo sem ter que joga-lo;
Level – Escolha a dificuldade do jogo que vai de EASY até HARDEST;
Control – Aqui você só define qual botão faz o que;
Exit – Aqui você volta para o menu anterior.


Claro que existia um truque para escolher o número de vidas e seleção de fase e o processo era simples, bastava segurar DIREITA + A + B + C no controle dois, quando o marcador estivesse em OPTION, ai bastava apertar START no controle 1 e pronto, você podia escolher começar o jogo com 3, 5 ou 7 vidas e também selecionar o estágio que iria começar.


Tomadas essas decisões devíamos escolher entre os três heróis e agora o jogo deixa claro mais diferenças entre eles, Adam é o personagem mais forte do jogo, porém o mais lento, Axel era o personagem mais equilibrado entre força e velocidade e a Blaze era a mais fraca do grupo mais compensava pela sua grande velocidade, a questão do pulo acredito ser inexistente, todos tinha ótimas voadoras, sendo a melhor da BLAZE, seguido de ADAM e por último AXEL, mas todos eficazes se usadas corretamente.


ROUND 1 START


Feitas a escolha do personagem já somos saudados com aquela rua iluminda e já logo sacamos que estamos no centro de uma cidade, cheia de lojas com banners luminosos e muitos GALSIA começam a surgir, sim GALSIA pois esse é o nome que aparece no jogo seguinte é aqui mora uma curiosidade, no japonês GARCIA fica exatamente com esse som, GALSIA, devido a fonética da língua o que acabou ficando também nos jogos nos nomes dos personagens. Mas continuam a surgir muitos inimigos agora são os punks que muitos apelidaram de TARTARUGAS NINJAS devido aos casacos longos e que dão uma impressão de casco, esses lhe agarram e jogam a distância, mas segurando para CIMA + PULO, você cairá de pé e escapa de levar dano, além disso, temos as MASOQUISTAS que vinham armadas com chicotes e querendo causar muito dano ao trio, já que elas conseguiam acertar mesmo não estando na mesma linha que os personagens. Tinhamos também aquele NINJINHA que a princípio era bem lento e desajeitado, com as famosas TELEPHONE BOX que ao destruí-las tínhamos acesso a armas e energia.


Por falar nisso deixa eu já falar quais os tipos de armas e comidas você vai encontrar pelo jogo, começando pelas armas e a faca é a arma que mais vai aparecer e também sendo usada pelos inimigos, alguns deles vão segurar ela como se fossem lançar contra você e outros que correr para cima do seu personagem. Cuidado com esses GALSIA. Depois temos o taco de Beisebol, outra arma que veremos bastante durante o jogo e novamente alguns inimigos aparecem carregando ela. O cano de ferro, novamente e outra arma frequente que surgirá na mão dos inimigos. E por último nessa fase teremos acesso a garrafa e nada melhor que porrar os inimigos na garrafada e depois dela quebrar no primeiro golpe use-a como uma faca, espetando os desavisados, mais lembre-se essa é a arma mais fraca do jogo. E as comidas que vão aparecer dentro das latas de lixo são a maçã, que recupera um terço da energia do seu personagem, aparece com bastante frequência no jogo. E depois da maçã temos o frango assado que recupera toda sua energia. Geralmente antes da batalha com o chefão você encontra um desses.


Sabendo disso, pegue tudo o que puder para facilitar sua jornada, mas como sempre no final de cada estágio um chefão vai surgir, depois de limpar a rua com a cara dos GALSIA, um gigantão armado de um bumerangue vai surgir correndo de um lado a outro e jogando seu bumerangue quando ele completar o ciclo, então tente sempre pegar ele na mudança de lado, indo para cima ou para baixo e claro melhor sequência para os chefões é a famosa duas joelhas e arremesso, claro que dependendo da posição você estiver o recomendado e você atirar o chefão para fora da tela e ai ver qual linha e vai seguir e pega-lo novamente, intercale entre o BALÃO e o QUEBRA COSTELA que ficará extremamente fácil derrota-lo.


E não vamos esquecer quando passamos de fase temos aquela famosa tela de contagem de pontos, ali mora um segredinho que vou logo contando, dependendo da dificuldade você ganha mais pontos, sendo que no HARDEST você consegue 50.000 pontos e no EASY 10.000 pontos, sem usar a magia você recebe mais 5.000 pontos e lembrem-se a cada 50.000 pontos você ganha uma vida extra, então se atente ao SCORE.


ROUND 2 START


E lá vem chegando o segundo estágio e você se vê num “alley”, beco em inglês, com a cidade de fundo e você zanzando numa parte da cidade nada agradável, com pôster rasgados e tudo fechado, lembrando muito aquelas regiões bem barra pesada de toda cidade. Aqui volta vários inimigos mais temos a adição do palhaço ou malabarista, o nome vai variar de da experiência de cada um, pois em algumas partes ele vem jogando bastões em chamas em outras machados. O negócio e pegar o macete logo e derrubar esses caras rapidinho pois eles não são fortes, mas atrapalham bastante na luta contra os outros inimigos.


E aqui aparece uma nova arma a bomba de Pimenta, essa é uma arma que aparece apenas algumas vezes no jogo, ela paralisa o inimigos por um curto período de tempo e pode ser usado em um grupo de inimigos, além disso sacos com dinheiro vão aparecer também. E temos também a primeira vida extra do jogo então fique atento ao formato dos 3 personagens aparece apenas 3 vezes no jogo. E vão ficando atentos pois no final da fase vai aparecer aqueles palhaços do satã e umas sadomasoquistas e vão se preparando para o chefão que alguns chamavam de Wolverine ou Fred Krueger e o ponto crucial e “NUNCA”, nunca aplique uma voadora nesse chefão, ele sempre vai contra atacar com o movimento das sombras e tirar uma pancada da sua energia.


Existe um esquema perfeito para derrubar esse chefe sem ser tocado, isso mesmo, sem ser tocado. Basta você ficar na parte superior da tela e esperar ele surgir e ele vira da parte de baixo da tela, tentando se alinhar com seu personagem, ai basta se movimentar o contrário dele e ele vai subir para lhe pegar, ai é só virar e agarra-lo aplicando aquelas duas joelhadas e o arremesso, sempre lançando ele para fora da tela assim o processo se reinicia e a vitória será EASY mesmo no HARDEST. Bem, não no HARDEST que fica vindo GALSIA até o infinito… hahaha.


ROUND 3 START


E chegamos na Praia, ainda é possível ver a cidade ao fundo, mas agora distante, estamos literalmente na areia, com várias sinais luminosos ao contrário, mostrando que não é uma praia aberta ao público e sim apenas um local de passagem e claro recheado de inimigos e aqui os GALSIA´s e as SADO mudam de cor se tornando mais resistentes, apenas uma sequência de golpes já os reduzia eles a pó, agora são necessárias duas para mata-los então se atentem a esse detalhe. Mas uma coisa e que aqui aparece os inimigos que chamo de teleguiados, eles vem correndo na direção do personagem e geralmente vão te acertar, então voadora neles ou façam o simples macete de andar para trazer quando ele estiver perto dar o soco e puxar para o outro lado, isso impede maiores danos. Fora que os SHIVA´s agora se alinham, formando uma fila de três inimigos para que o inimigo do fundo avance com uma voadora rápida ou o primeiro dê um chutão, parta pra cima deles logo.


Tenho que lembrar também que todos os inimigos que seguram armas se tornam teleguiados então bata neles com carinho e de forma que eles não se levantam mais. Aqui também aparece barras de ouro e sacos de dinheiro que dão alguns pontos, mas não o suficiente. E vão se preparando para o chefão, ele é um lutador de luta livre, mas que eu chamava de RAMBO, devido ao mullets característico do personagem do Stallone. E ele sempre vai se distanciar e correr na sua direção para dar aquele encontrão, tem várias formas de amaciar ele, a primeira e super segura é lidar com ele na base da voadora, já prevendo seu avanço e ficando sempre em posição de vantagem. A segunda e esperar ele vir e ai se esquivar para cima ou para baixo na tela para aplicar aquelas duas joelhadas e arremessar, mas essa técnica e arriscada para o ADAM ou mesmo o AXEL se não forem espertos.


E é claro tem a técnica suprema, que consiste em agarrar o RAMBO, aplicar duas joelhadas e ai com muita velocidade mover o controle para a direção oposto dele, fazendo ele surgir do outro lado e ai realizar o mesmo processo, duas joelhadas e virar, duas joelhadas e virar até a vitória chegar.


ROUND 4 START


Agora a tela lembra um porto ou cais aonde novamente os inimigos vão tentar fechar a passagem dos nossos heróis, mas o cuidado mesmo é com a parte inferior da tela que vai apresentar vários buracos, então cuidado ao ser atingido próximo a eles e evite as tartarugas ninjas, elas podem lança-los no buraco com grande facilidade e uma vida vai por água abaixo. E falando em vida, aqui encontramos mais uma e ela está entre dois buracos, então limpe a tela ou seja breve para busca-la. Aqui quase no finzinho da tela, aparece SHIVA´s marrons, que aguentam mais pancada além da tartaruga ninja que de Michelangelo passa a aparecer também o Donatello.


Agora se prepare para o chefão que esse é peso pesado, pois o GORDÃO só parece lento, mas é osso duro. Ele vem devagarzinho e quando você chega a uma certa posição ele avança como uma locomotiva e pra piorar lançando fogo da boca e uma verdadeira trupe do circo de soleil. Então entenda que o avanço dele e sempre em diagonal, você pode ser antecipar e esperar ele passar para agarra-lo e aplicar aquelas joelhadas, mas nem tente dar o balão ou quebra costela nesse gordão, você vai levar um dano monstruoso. O macete e dar duas joelhadas colocar o direcional para longe do inimigo e voltar rapidamente para agarra-lo novamente e continuar o processo até mata-lo e lembre-se desde o estágio 2 os chefões sempre vem acompanhados de GALSIA´s então seja rápido e preciso.


ROUND 5 START


Aqui para alguns o enjoo é garantido, já que estamos em um barco, literalmente, atravessando um grande rio para chegarmos a uma parte afastada da cidade. Aqui a coisa começa a dificultar, cuidado com um avanço rápido isso vai fazer a tela encher de inimigos, se quiser uma emoção faça isso, garanto divertimento e umas vidas perdidas. Um pouco mais adiante, na metade da fase você será revisitado pelo RAMBO ou para quem leu o manual ABADEDE, mas numa versão mais tranquila em energia, mais tão rápido quanto a versão chefão. Aplique os esquema já explicados e mande ele de volta pro tele catch.


O jogo vai tentar lhe encurralar de várias formas, com várias sadomasoquistas que agacham quando apanham e vários ninjinhas, aqueles SHIVA´s que sempre falo, mais cuidado com os 4 palhaço do satanás que apareceram e pegue um item que vai aparecer exatamente nesse momento um carro de polícia que adiciona mais uma possibilidade de chamar o carro de polícia (a magia do jogo). E agora trate de se preparar pois clones da BLAZE vão surgir e será uma dupla terrível. Se quiser macetar, já dispare aquelas duas magias na cabeça delas para amacia-las, pois MONA e LISA não são bolinho, na versão japonesa elas se chamam ONIHIME e YASHA, mas a gente naqueles dias chamava mesmo de BISCATE.


Aqui vai uma manha já que esse é um dos BOSS que mais ouço reclamações de percas de todas as vidas e muitos dizem ser as mais complicadas que matar. Bem, esse jogo lhe dá uma habilidade de back attack apertando ataque e pulo ao mesmo tempo, portanto segure o ataque e aperte o pulo para não errar o movimento e perceba, uma das biscates se move lentamente e vem andando atrás de vocês a outra sempre pula para trás para pegar distância e aplicar uma voadora longa. Com a BLAZE e AXEL usando o BACK ATTACK você pode acertar ambas, mesmo que a que pule aplique a voadora, com isso você consegue derrubar ambas com facilidade. Já com o ADAM o negócio e ir capotando a que anda até ela morrer e depois partir para cima da biscate puladora. E não se esqueça de uma delas der o balão em vocês dá pra cair em pé igual com as tartarugas ninjas, segura CIMA + PULO e saia ileso dessa. Boa sorte!


ROUND 6 START


Aqui já nos vemos dentro de uma fábrica com muitos maquinários e avisos de “DANGER”, mas o problemático e enfrentar os inimigos diante de prensas e esteiras que lhe arrastam para a direita ou para esquerda dependendo da posição em que você estiver. E novamente os inimigos mudam de cor, mostrando que cada vez mais eles estão osso duro de roer, aumente o número de pancadas e se prepare para enfrentar um velho conhecido o BONGO está de volta. Aplique os macetes já explicados e seja feliz. E mais um detalhe, existe como levar os inimigos até as paredes das prensas e usa-las para com que eles sumam, basta colar o suficiente com o inimigo nelas e aplicar um quebra costela ou o golpe de impacto quando você agarra o inimigo de frente ele vai cair dentro da parede e literalmente morrer, mesmo que você tenha que bater muito mais nele.


Claro que usar as prensas é mais do que óbvio, mas sempre é bom dizer e já pegue a vida e o carro de polícia para se sentir mais seguro, já que em breve outro velho inimigo voltará para lhe infernizar. E dessa vez em dose dupla, dois FRED KRUEGER vão chegar chegando, já tentando te mandar pro outro mundo siga aqueles passos que explique e chame um de cada vez, aplicando as joelhadas e jogando para fora da tela, dessa forma será fácil rechaça-los.


ROUND 7 START


E aqui está umas das fases mais emblemáticas desse jogo, a fase do elevador, que vai subindo até o topo de um prédio e você vai sendo bombardeado em cada andar que para com inimigos diversos. Nessa parte não tem energia para pegar apenas as armas que os inimigos trazem, facas e tacos de beisebol, então fique atento e eu direi a vocês o seguinte, elimine os inimigos rapidamente jogando eles para fora e não se preocupe com a pontuação, você não recebe pontos por golpes atingidos e sim por inimigo morto, então manda todos eles pro buraco e claro, cuidado para as tartarugas ninjas não jogarem vocês. E abuse de jogadas, sendo que o quebra costela, na posição certa, faz os inimigos vararem a grade do chão e por exemplo a cabeçada do AXEL faz eles também atravessarem o chão, aprenda os macetes e abuse deles.

Essa é uma fase rápida, sem chefão, mas com dezenas de inimigos então desfrute da vista e da trilha sonora pois a coisa só vai complicar.


ROUND 8 START


Como toda fase final essa já começa com uma trilha de arrebentar e aqui temos aquele famoso salão de chefes, claro que abarrotados de inimigos e agora alguns carrinhos de serviço de quarto de hotel correm em sua direção, aproveite para pegar vários itens e usa-los a seu favor, se cure sempre que possível e se prepare, pois o BUMERANGUE, FRED KRUEGER, RAMBO, GORDÃO e as BISCATES retornaram para impedir seu avanço, use todos os macetes que já delineei para vencê-los sem problemas.


Mas existe um porém, aqui você não pode chamar o reforço do seu amigo da polícia, então você está sozinho nessa. E existe mais um detalhe sensacional que pra mim dedes a época notei naquelas jogatinas com meu primo, se prestar atenção o jogo se passa em apenas uma noite. Praticamente começando durante o começo da noite e terminando do amanhecer do outro dia. Os três amigos fizeram um ataque preciso no sindicato do crime, acabando com ele no máximo em 12 horas. Fique atento as janelas que estão ao fundo você verá que a cidade vai clareando e o cenário mostra que está amanhecendo. Algo que a SEGA sempre demonstrou nos seus jogos, a passagem do tempo.


Depois de vencer todos os obstáculos e inimigos, você verá que a grande porta aonde a MONA e LISA aparecem se quebrará e você vai entrar num salão aonde Mr.X o aguardo e antes de cair no braço ele lhe pergunta se você não quer fazer parte da organização dele, já que você chegou lá com tanta facilidade e maestria. Mas não cai na conversa dele, responda não e ele se verá obrigado a lutar com você e agora a batalha final começa. Antes dele claro vem alguns GALSIA´s para você esquentar e depois de duas “WAVES” a música muda e ele se levanta, munido de uma metralhadora ele tem movimentos bem parecidos que o RAMBO, porém mais rápidos e ele sempre vai lhe evitar fugindo para o canto mais distante de você e metralhar.


Mas fique tranquilo, por incrível que pareça você defende as balas no punho… hahaha. O problema e a corrida com coronhada, sempre aproveite para agarra-lo e dar o quebra costela, pois é o movimento que mais tira energia dos inimigos. Você também pode usar um cano que fica aos pés dele, nada recomendado, mas você pode jogar os GALSIA´s nele para parar algumas de suas investidas, será esperto e rápido, pegue o padrão e não se preocupe tanto com os inimigos mais fracos se concentre no Mr.X para acabar com ele o mais rápido o possível e desfrute do final aonde a cidade finalmente está livre, seu parceiro da polícia pode cumprimenta-lo finalmente e você e seus companheiros podem ver o pôr do sol com aquele ar de missão cumprida.


MAS QUEM DISSE QUE ISSO É O FIM?


Como falei lá no início esse jogo eu conheci na casa de um colega da escola e depois joguei a exaustão com meu primo, mas esse era um fanfarrão, ele fazia tudo para me irritar, pegando os itens de cura sem precisar, mesmo quando eu precisava e claro vida extras e outras coisas. Chegava a dar raiva de ver ele pegar a magia extra e morrer na sequência, para ficar rindo enquanto eu o xingava, talvez hoje eu odeie jogar com outro jogador devido a todas as presepadas que esse desgraçado aprontava comigo, então sem querer querendo, descobri mais um final desse jogo. E para dar o troco no meu primo quando ele perguntou se queríamos ser seu braço direito, meu primo respondeu “NÃO” e eu respondi “SIM” e isso gerou algo sensacional. Nós tínhamos que lutar até não restar mais vidas e mesmo naquela época aonde eu e ele ainda estávamos aprendendo, eu prevaleci e venci, ele muito puto nem quis usar continue e largou o controle.


Novamente o Mr.X me perguntava se queria fazer parte de seu sindicato e agora respondi “NÃO” e ele se enfureceu, me chamando de um “homem mau” e de “traidor” e parte pra cima, ai a coisa segue o mesmo combate mais quando ele é vencido, algo surpreendente acontece. Não importa qual seja o personagem que escolheu, ele aparecerá sentado na cadeira do Mr.X e as frases “You became the boss! You are great!” e depois de todo o casting ser mostrando esse personagem ri e a tela fica estilo sépia aparecendo BAD END, sinalizando que fizemos o final ruim, fora que a música se assemelha muito ao que seria a introdução do segundo jogo e da sua fase final também.


E para aqueles que mesmo ainda ficarem com dúvidas vou deixar o link da LIVE que fiz no aniversário de 25 anos do jogo então aproveitem o texto e claro do vídeo aonde tudo que explico eu aplico “in loco”.

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