Cinco Anos de Defenestrando Jogos na BGS – Parte 1

Imagem relacionada

Nada melhor que relembrar da jornada que o canal Defenestrando Jogos tem vivido ao lado da Brasil Game Show e para comemorar os 10 anos desse evento e claro vou contar como foi o processo de cobrir todas as edições que ocorreram aqui em São Paulo. Mas primeiro temos que lembrar que o evento nasceu lá no Rio de Janeiro com o nome de GAME CHURRASCO que era um encontro de amigos e colecionadores para curtir uns games e olha o que esse encontro se tornou, o maior evento de games da américa latina e tudo isso graças a dedicação de um homem, Marcelo Tavares o idealizador dessa incrível empreitada que agora já faz parte do calendário de muitos gamers no Brasil. Bem, eu não quero contar tudo pois o próprio Marcelo escreveu um livro de sua história com a criação do evento então recomendo que vocês deem uma procurada e leiam pois é sensacional

Agora para falar do evento acho que seria melhor separar por ano que participei, assim poderei descrever cada evento e acontecimentos, usando minhas redes sociais e fotos que sempre tiro em alguns dias que não estou fazendo filmagens e é claro vou deixar os links dos vídeos que fiz no final de cada ano de evento, assim, vocês verão também a evolução da cobertura. Então vamos direto ao primeiro evento que participei, sendo esse o primeiro evento realizado em São Paulo.

Brasil Game Show 2012

14 de Outubro de 2012 / 16:50hs / Domingo

Esse era o último dia do evento e comprei o ingresso para o último dia esperando não estar muito cheio, mas pra minha surpresa o local estava lotado. Só na entrada já era possível ver o quanto de gente estava lá dentro e claro, também vi um grande amontoado de alimentos, que seriam doados a instituições de caridade. E nas minhas pesquisas, foram 40 toneladas de alimentos que foi doada para a Associação Prato Cheio e imagino que deve ter feito muita diferença.

Um dos lados sociais da Brasil Game Show

Logo na sequência já consegui ver estandes enormes, de uma forma que ainda não tinha visto em eventos no Brasil. Bem, já havia visto algo semelhante, mas não tantos em um mesmo lugar o que fazia qualquer um desviar sua atenção para eles logo ao entrar. Um desses estandes foi o do jogo League of Legends, que estava com uma multidão dentro dele e claro alguns cosplayers já estavam circulando dando que tive que me curvar perante ao lorde Sith, Darth Vader para receber a benção do lado negro.

Venha para o lado negro da força

Logo na sequência, já vi um logo que conheço bem, CAPCOM e abaixo dele um telão aonde rolava Street Fighter Vs Tekken, acredito que rolava um campeonato, pois havia uma galera sentada em cadeiras enquanto olhavam fixamente para a tela, tentei me aproximar, mas preferi dar uma olhada em volta e o corredor estava formigando de gente. Mas já estava de olho no que iria a seguir.

Estava bem cheio, né?

Obviamente passei no estande da EA, mas ali só havia FIFA e claro, não pude deixar de fazer meu desdém ao gênero de jogo que mais desprezo, claro, só para encher o saco de alguns amigos que vivem de futebol. Novamente vários cosplayers, Big Dad, o vendedor de Resident Evil 4 e Strider Hiryu estavam lá assim como Scorpion e alguns personagens de Borderlands 2. Caramba como esse jogo me passou tão despercebido na época hein?

Um baita de um jogo que nem notei a existência na época

Mas Metal Gear Rising me chamou atenção, talvez por ter o nome “Metal Gear”, até eu ver o gameplay e estranhar bastante já na ocasião. E os jogos indies já estavam por lá Favela Wars tinha um espaço bacana e bastante gente experimentando o jogo. Existiam alguns outros, mas naquele momento queria desfrutar de um pouco de tudo então sai fotografando e tentando ver o que ainda não tinha visto, obviamente lá estavam eles. SONY e MICROSOFT lado a lado e com seus jogos de peso. Forza de um lado e GOW Ascension  de outro. Não é a toa que que existe tanto debate sobre essas empresas.

O herói da SONY estava lá

E a NINTENDO também estava lá, apresentando o WiiU e jogos como Assassin Creed´s para o console. E até dava para tirar foto com o Donkey Kong que era o lançamento da época com DK Tropical Freeze, mas outros estandes me provocavam como o da RAZER, Kingston e AMD. Mas o jogo Hitman e seu cosplay me fez ir até lá na área da SQUARE ENIX, que já me fez ver o grande estande da UBISOFT com seu Assssin Creed III já aproveitei para bater um foto com um tipo de cartaz.

Eu sempre tiro proveito de tudo que o evento oferece

Depois disso tive um contato um pouco direto com BATMAN lá na SARAIVA e não pude deixar de notar o novo Call of Duty na área da ACTIVISION, claro que eu estava ainda no meio da ação com várias empresas e claro fui dar minha mensagem a Nintendo, parta dar uma força a ela. E logo notei o pessoal da NAMCO BANDAI com Tekken Tag Tournament 2 e Dragon Ball Z para o Kinect, realmente sensores de movimento não se mostraram revolucionários apenas inovadores para a época.

Mais um fracasso para os sensores de movimento

E de volta ao estande da CAPCOM trombo com um grande amigo, Mano Beto da Revista Game Sênior testando o Ultimate Marvel vs Capcom 3 para o PSVita. Dali resolvi dar uma volta para ver mais da feira e claro logo notei o Senhor dos Anéis a Trilogia rolando em uma TV, claro que havia mais jogos da linha LEGO e também um mini gabinete em formato de carro para o pessoa jogar Need for Speed Carbon.

Meu filho ia ter adorado isso

Também notei um showzinho que os irmãos Castro faziam no estande da AVERMEDIA e claro muita coisa ali naquele corredor quando me deparo com um outro amigo, Walter Reis ou mais conhecido como Kuroi, tirando fotos para o canal da minha amiga Nady que também tem canal no youtube. E logo vimos Leon do canal Coisa de Nerd e o Monark tirando fotos e claro, não deixei escapar a oportunidade para zuar os caras, pior que nem lembro o que gritei, mas fiz com que alguns fãs dos caras passassem a olhar para mim, meio magoados… hahaha.

Desculpa pessoal, nunca gostei desse estrelismo

Dai em diante eu passei a circular pelo evento, passando em estandes que me chamavam atenção, como o da LEVEL UP que tinham cosplays bem chamativos e depois disso foi uma sucessão de encontros com amigos e passando nos estandes que mais tinha afinidade, claro que os computadores top de linha me fizeram dar uma olhada. Claro que encontrei mais cosplayers, aquelke Big Dad do começo apareceu de novo e claro tive que tirar uma foto com duas gatinhas que estavam divulgando uma empresa.

Todo comportado

Mas encerrar o evento vendo a luta de GR Breno Fighters vs MCZ Tokido foi sensacional. O Brazuca se classificou para o torneio da EVO, detonando o concorrente japonês com a Cammy que enfrentava Akuma na Super Street Fighter IV, algo emocionante e que me fez ficar até o final do evento, mas não podia deixar de notar um cara vestido como Mario dançando em um estande a caminho da saída.

Olha o encanador sujo ai

Mas o interessante disso tudo, eu ainda não estava fazendo a cobertura do evento, era apenas um visitante como vários outros que estavam ali, mesmo o canal tendo nascido no final de 2011 eu apenas comecei a gravar vídeos em 2012 e no final do ano, ainda não achava possível fazer a cobertura de algo tão grandioso assim, mas claro isso mudaria tudo no próximo ano.

E confiram a final do campeonato que menciono nessa matéria:

Brasil Game Show 2013

28 de Outubro de 2013 / 11:52hs / Segunda-Feira

Para esse ano eu estava pronto para fazer uma cobertura do evento, um dos caras que fez esse canal acontecer deu todo o apoio em fazermos tal tarefa, valeu Saitou, combinamos uma certa estratégia, já que ele além de professor e cinegrafista eu sempre contava com ele para fazermos os melhores takes e com tudo combinado, sai logo cedo em direção ao evento. A chegada na rodoviária Tietê foi marcante, eu já estava acompanhado do meu bom amigo Tranka e encontramos o Kuroi ali nas catracas do metrô e ao sairmos já tinha um busão ali perto.

Busão esperando e sendo recepcionado por beldades

Para nossa sorte era um ônibus que estava fazendo propaganda do XBOX ONE e com lindas modelos para organizar a fila e é claro meu amigo Kuroi já fez algumas fotos das beldades. Dentro da condução, rolava uma baladinha e com direito a drinks, todos contendo refrigerantes, off course, mas foi bem legal e já fomos pro evento curtindo um som no meio de uma galerinha que ia pro evento também. Chegando lá passando a entregar alguns santinhos do canal, quase um politico ali, falando de jogos quando conheci um futuro patrono que se tronou um amigo meu, Denny Naka, que fazia umas imagens para seu canal.

Entregando panfleto e fazendo novas amizades

Obviamente entramos em seguida, ficamos fazendo hora pois o Saitou estava chegando, nesse meio tempo com quem trombo ali na entrada do evento? Marcelo Tavares, o criador e idealizador da Brasil Game Show, já trocamos algumas palavras e elogie todo o trabalho que ele tinha feito, além de estar super presente, passando por todo o evento, conferindo tudo pessoalmente para se certificar que tudo corria bem, algo que não se vê em todo evento desse porte, algo que até hoje acontece e fico admirado ainda.

Marcelo Tavares idealizador da Brasil Game Show

Com o atraso do cinegrafista, resolvemos dar uma volta pelo evento, já estávamos perto do estande da MICROSOFT, já fui conferir a cara do novo console. Também passamos ali colados na SARAIVA, como sempre cheio de ACTION FIGURES gigantes e já tinha uma empresa com vários jogos indie e o Tranka foi logo tirando uma foto com o mascote do estande. Antes que nos déssemos conta uma vitrine cheia de itens estava diante de nós. Era uma lojinha de nome STREET FIGHTER, cheia de camisetas, canecas e outras coisas, mas o que me chamou atenção foi um boné da Shadaloo.

Boné super maneiro por 50 reais, isso em 2013

Logo em seguida recebi a ligação do Saitou, ele estava ali na entrada então corri lá para começarmos a gravar, como já tinha feito aquele rolé inicial, já sabia o que gravar e passamos a fazer a cobertura do evento, começando a gravar minha entrada, bem, como se eu estivesse entrando naquela hora. Já de cara fomos até o estande da ELETRONICS ARTS aonde BATTLEFIELD 4 estava sendo exibido e mas uma modelo tirou uma foto, ou melhor, apareceu no vídeo.

Nada bobo esse imundo

Claro que a feira mesmo numa segunda-feira estava cheia, filas enormes podiam ser vistas tanto na área da SONY como da MICROSOFT, alguns corredores precisavam ser evitados para se circular normalmente e na ACTIVISION a fila para jogar o CALL OF DUTTY GHOST, girava em torno dom próprio etande. Ai novamente vi algumas beldades que fui logo pedindo para bater um foto com elas que também apareceram no vídeo, a Kingston sempre escolheu modelos lindas para seu estande. E nesse dia tava rolando alguma final de algum jogo, o logo LEAGUE OF LEGENDS podia ser uma dica, mas na época não dei tanta bola.

Dota sempre será melhor que LOL, choro é livre!

Logo em seguida foi a vez do WB GAMES com o BATMAN ARKAHAM ORIGINS, jogo que me chamou bastante atenção. Já de pronto encontrei um estande da NVIDIA ou apenas uma apresentação do NVIDIA SHIELD e que atualmente acredito que tenha sumido, ou simplesmente nunca mais vi noticias. Na sequência eu encontrei a amiga de Youtube, Nady do canal Nady Games e ela me convidou para acompanhar ela até o estande da BLIZZARD, pois ela ia falar com um dos dubladores de DIABLO III e pude dar uma olhada nas versões para console.

A imagem era linda e o gameplay nos consoles também

Claro que tinha que passar naquele inferno que já tinha visto ali, MICROSOFT E SONY, um do lado do outro, abarrotado de gente e com música no último volume, humanamente impossível ficar ali por mais de 5 minutos, isso no meu caso claro, pois tinha uma molecada há horas ali para jogar os lançamentos e claro fiz uns takes do PLAYSTATION 4 que tinha acabado de ser lançado e causando a polêmica dos 4 mil reais como preço sugerido. E o XBOX ONE que tinha um formato de videocassete, pelo menos pra mim… hahaha.

Parecia muito um vídeo cassete com um acessório em cima

Ai comentei com o Saitou da lojinha que tinha visto e colamos lá para fazer uns takes, o mais engraçado eram as camisetas do Blanka comendo banana e a grande sacada da loja STREET FIGHTER, de vender um copo de 500ml e você poder fazer refil em uma das lanchonetes lá na praça de alimentação. Na sequência, colamos na RETRON FIVE que trazia o multi console com suporte ao NES, Famicom, SNES, Super Famicom, Genesis, Mega Drive, Game Boy, Game Boy Color, e Game Boy Advance. Dez consoles, mas se contarmos certo são apenas cinco se você manjar o mínimo de emuladores. Testei com o Tranka e foi uma experiência muito boa.

Só nos contra de Street Fighter II

Depois passamos ali na frente de um estande com um jogo estilo MINECRAFT chamado KOGAMA, dei uma olhadinha e peguei uma chave para meu sobrinho. E claro o estande da CORSAIR estava sensacional, fiz questão de fazer imagens e pegar alguns panfletos para mostrar aos meus alunos, claro que fiquei babando com um computador com quatro placas de vídeo GEFORCE GTX pareadas no mesmo sistema.

Coisa mais monstruosa que você veria naquele dia na BGS

Em seguida partimos para a seção indie e um rapaz me convidou a conhecer seu jogo e lá fomos nós. E tivemos o prazer de fazer algumas imagens do jogo MINI INI MO, um jogo que se assemelhava muito a LOST VIKINGS, pelo fato de possuir três personagens e cada um deles tinha que fazer uma tarefa diferente. E por fim consegui conversa com o pessoal da TGS, para me filiar a uma NETWORK, que na época muitos canais o faziam para receber a monetização e ter um suporte sobre FLAGS e outros problemas. Mas não foi bem assim, detalhes que não entrarei em debate nessa matéria.

Um dia para lembrar ou tentar esquecer

Depois disso, fiquei chupando o dedo, vendo meus amigos dentro da sala de imprensa já que não tentei me credenciar como imprensa, já que meu canal estava apenas engatinhando, antes de anoitecer eu já estava indo embora, sentido que tinha cumprido minha missão e fazendo aquela foto final para terminar o dia.

E eu de fora ainda nessa época

E no final, mas um dia super bacana com muita diversão, gravações e já fazendo contatos e começando minha jornada no Youtube com essa cobertura de eventos que foi a primeira e depois dela vários outros vídeos semelhantes foram feitos . Mas o melhor foi ir embora cedo, lembrem-se o horário de verão já estava valendo e ainda pegar esse solão na última foto.

Quem chega cedo, consegue ir embora mais cedo

E confiram o vídeo que fiz na época com a cobertura do evento:

E agora na semana que vem continuaremos com mais dois eventos que cobri na Brasil Game Show é vocês vão conferir mais histórias, fotos e os vídeos que fiz sobre esse grande evento. Aguardem!

Você pode gostar...